terça-feira, 17 de novembro de 2009

1º Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade
.
Nascem cedo demais, provocando sentimentos muito fortes nos que os rodeiam. São os bebés prematuros, para quem um piscar de olhos ou o mamar o equivalente a uma colher de café são grandes vitórias. Quatro hospitais nacionais assinalam hoje (17 de Novembro de 2009) o Primeiro Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, uma “brusca realidade” que atinge em Portugal cerca 10 por cento dos bebés.

Angústia, medo, aflição, preocupação e até culpa são sentimentos vividos por mães e pais quando, de repente, vêem o seu bebé nascer prematuramente, muitas vezes com pouco mais de meio quilo e do tamanho de uma pequena garrafa de água.

À espera do Dia Mundial
Este dia de sensibilização para os bebés prematuros foi criado pela Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-nascidos (EFCNI, na sigla em inglês) e será comemorado pela primeira vez hoje em diversos países europeus, na Austrália, Estados Unidos e Canadá. Em Portugal, a data será assinalada nos hospitais S. João, no Porto, e Central de Faro, bem como nas maternidades Bissaya Barreto, em Coimbra, e Alfredo da Costa, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário