terça-feira, 25 de maio de 2010

Dia mundial dos vizinhos.

Milhares de pessoas comemoram na terça feira o Dia Mundial dos Vizinhos, através de diversas festas que se realizam de Norte a Sul do país com o objetivo de cada um conhecer o vizinho do lado, disse o responsável do projeto.

"Não queremos que sejam apenas mais umas festas. Queremos que seja uma festa em que as pessoas conheçam o seu vizinho do lado e que se possam ajudar mutuamente", afirmou à agência Lusa Sandro Bernardo, gestor nacional do projeto.

Quer seja no hall ou à porta dos prédios, quer seja nas pracetas, ruas ou passeios, são esperadas pelo menos 21.500 pessoas para comemorar o Dia Mundial dos Vizinhos em várias cidades e vilas do continente e ilhas, à semelhança do que aconteceu em 2009.

"A festa é o ponto de partida para os vizinhos confraternizarem, criarem laços de amizade e a melhor forma para isso é à mesa a comer e beber", disse, acrescentando que cada pessoa fica responsável de levar bebidas e comida para a festa.

Festa dos Vizinhos surgiu há 5 anos


Os resultados da confraternização ao fim de seis anos começam a surgir: "há pessoas que ficam a tomar conta da casa dos vizinhos quando estes vão de férias ou que ajudam os que mais precisam".

Na iniciativa, estão inscritos os concelhos de Lisboa, Setúbal, Sesimbra, Tavira, Sintra, Castro Marim, Vila Real de Santo António, Amadora, Horta, Sines, Coimbra, Peso da Régua, Nazaré e Évora, além de associações.

A Festa dos Vizinhos surgiu em Portugal há cinco anos, mas nasceu em 1999 em Paris (França), quando foi criado um grupo de amigos, a associação "Amigos de Paris", para mobilizar as pessoas no combate contra o isolamento, estendendo-se a 15 países da União Europeia.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia mundial da luta contra a homofobia e transfobia.


Abraços contra a discriminação e uma marcha em Coimbra são algumas iniciativas que assinalam hoje o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia e Transfobia, que deverá ficar marcado pela decisão de Cavaco Silva sobre o casamento homossexual.
Para assinalar a data, a "Rede ex aequo - Associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes" vai realizar uma ação de sensibilização pública: o "Free Hug" em que voluntários irão distribuir abraços, brindes e panfletos informativos contra a homofobia (discriminação contra homossexuais).
A iniciativa, apoiada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), decorrerá entre as 17:30 e as 18:30 na Gare do Oriente.
A CIG organiza também uma conferência intitulada "Contra a Homofobia: Identificar e Combater a Discriminação das Pessoas LGBT em Portugal" e que conta com a participação da presidente da comissão, Sara Falcão Casaca, do deputado e antropólogo Miguel Vale de Almeida e da secretária de Estado para a Igualdade, Elza Pais.
Nesta conferência será apresentado um estudo que revela que enquanto os heterossexuais garantem que não discriminam, os homossexuais não têm dúvidas de que são discriminados


HOJE É DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO

Doença afecta 40 por cento dos portugueses, mas apenas uma minoria está controlada

Está provado que o tratamento da hipertensão e do colesterol reduz a ocorrência e a mortalidade por acidente vascular cerebral. Contudo, o número de pessoas hipertensas não controladas continua a ser imenso. “Existem muitos indivíduos que são hipertensos e não sabem e aqueles que o sabem não controlam a pressão arterial”. Depois há ainda indivíduos hipertensos mal controlados, lembram os especialistas num dia em que se pretende chamar a atenção para o flagelo da hipertensão e do AVC.

A hipertensão arterial afecta cerca de 40 por cento dos portugueses e, apesar de existir uma panóplia de medicamentos eficazes, apenas cinco por cento estão controlados
.