domingo, 10 de outubro de 2010

1.º Campeonato do Mundo Atletismo S. Down – México 2010: Ouro para Maria João Silva nos 400 Marcha

16 Setembro 2010

É açoriana a campeã mundial de marcha, entre atletas do S. Down, chama-se Maria João Silva, viajou do Pico para o México para arrasar nos 400 e nos mil e quinhentos metros, juntando assim o título nacional ao mundial e promete não ficar por aqui.
A Selecção Nacional de Atletismo Síndrome de Down terminou em beleza o 1.º Campeonato do Mundo da IAADS, com as atletas do Pico, Maria João Silva e Milene Patrocínio a arrecadar ouro e prata na marcha e ainda, com Portugal a arrecadar mais cinco medalhas na terceira e última jornada da prova disputada no México.
O grande destaque foi novamente para Paulo Henriques que venceu os 1.500 m e esmagou o anterior recorde do mundo da distância com uns 6.22.00. O atleta de Ílhavo trouxe para Portugal duas medalhas de ouro e dois recordes do mundo (800 m e 1.500 m).
Destaque ainda para os 400 m Marcha feminino, em que brilharam as portuguesas, Maria João Silva e Milene Patrocínio, que ficaram com os dois lugares mais altos do pódio, conquistando ouro e prata, respectivamente.
Ao lado da atleta faialense desde o início até ao fim da prova, esteve Carla Tomás orientadora da atleta, que lembrou à Antena 1 Açores, que as conquistas foram comemoradas com enorme alegria e emoção, sublinhando que esta foi uma vitória desportiva, social e pessoal de Maria João “ela conseguiu alcançar objectivos que nunca se tinha conseguido, como foi o 1.º lugar no Campeonato do Mundo.
Cumpridos os objectivos a treinadora e atleta vão agora começar a preparar a participação no Campeonato Europeu, do próximo ano. Ambas prometem trabalho e dedicação, para voltar a ver hastear a bandeira nacional no primeiro lugar do pódio.
O balanço final só pode ser considerado de “excelente”, dado que nesta primeira participação portuguesa em eventos desta envergadura para atletas com Trissomia 21 e Mosaicismo, Portugal traz do México seis medalhas de ouro, nove de prata e quatro de bronze. A Selecção Nacional foi vice-campeã mundial por equipas, ficando atrás dos anfitriões do México que contava com uma enorme delegação e ficando à frente da África do Sul que ultrapassou a Itália “na recta final” do Campeonato.
O balanço final do dia dá 3 medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze, sendo que no total são 4 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze. Para uma Selecção que está a dar os primeiros passos não deixa de ser no mínimo… SURPREENDENTE
.

Sem comentários:

Enviar um comentário