quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
BOAS FESTAS
domingo, 20 de dezembro de 2009
Amizade, amor, carinho...
Um óptimo Natal e Boas entradas em 2010!!
Bêju com muitas saudades
:) *
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
domingo, 13 de dezembro de 2009
Para os Professores que nos abandonaram, em busca de novos desafios profissionais e/ou pessoais, eu vos digo, muito obrigado por tudo.
Não vou esquecer a turma A-600, pela entrega, união, força e entreajuda. Acho que foi o que marcou a nossa turma
Foi um ano difícil, mas que agora se encerra com muito sucesso. Houve muito trabalho por parte de todos, e só com a entreajuda de todos se poderia chegar a este desfecho.
Não é um adeus, mas sim um até breve.
Sempre que necessitarem de algo, sabem onde e como me encontrar.
Aos meus colegas, obrigado por tudo.
Um abraço para todos, deste vosso amigo.
Asdrúbal Madeira
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos
Em 1950, o dia 10 de dezembro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas, "Dia Internacional dos Direitos Humanos", com o objetivo de alertar os governantes de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal e assegurar a igualdade de todos os cidadãos e todas as cidadãs, o direito a uma vida digna, o direito ao trabalho e à segurança, o direito à saúde e à educação, o respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Natal
Não caía neve, porque no país onde o Menino Jesus nasceu não costuma nevar. Estava frio, lá isso é verdade, e a geada queimava a erva dos campos. Então o Menino Jesus nasceu, numa gruta, rodeado de palha, do burrinho e da vaca, da Senhora e de São José, como todos os anos acontecia. As pessoas andavam felizes, as crianças riam e toda a família se juntava e trocavam-se presentes, comia-se e contavam-se histórias de pasmar.
Havia alguém, num país muito distante, que não via com bons olhos tanta felicidade e tanta alegria. Chamavam-lhe o Pai Natal. Mas não era pai nenhum, porque o Natal nunca teve pai. Era mau e parecia muito bonzinho, com aquela barba branca de avô e o sorriso pronto. Por dentro mordia-se de raiva e inveja ao Menino Jesus. É que o Menino Jesus dava presentes às crianças e elas gostavam muito dele.
O Pai Natal tinha uma grande fábrica de brinquedos e de coisas para gente crescida. Porém, como o Menino oferecia tudo o que as pessoas pediam, não conseguia vender nada. E naquela época do ano os prejuízos eram tantos que quase o arruinavam. Achando que o culpado era o Menino, resolveu raptá-lo logo que ele voltasse a nascer. E assim fez.
Pegou no seu trenó com as renas, assaltou a gruta do presépio e levou-o para muito longe. Fechou-o num casebre escuro e gelado do país da neve e o Menino Jesus nunca mais pôde nascer de novo. Aí permaneceu esquecido de todos, a tiritar nuzinho, chorando.
E depois que fez o Pai Natal? Encheu as lojas de brinquedos caros – pistolas, metralhadoras de plástico, carros de combate para as crianças se matarem –, tirou imensas fotografias e mandou fazer milhões de bonecos de si próprio. Em seguida espalhou-os por todas as lojas do mundo, para fazer publicidade à sua fábrica. Até deu na televisão e o seu retrato saiu nos jornais.
As pessoas, as crianças esqueceram o Menino Jesus e passaram a gostar do Pai Natal.
O dia de Natal deixou de ser um dia diferente para se tornar num dia em que as pessoas se atarefam a gastar, comprar, a chorar porque não lhes chegava o dinheiro para o que desejavam oferecer. É que o Pai Natal não oferecia presentes. Ele só queria que as pessoas comprassem. Nunca o viram em cada loja, à frente da porta, a mandar entrar?
Um rapazinho não recebia presentes. O pai saíra de casa e a mãe não tinha dinheiro para lhe comprar nada. Mal dava para alimentar os seus irmãozitos. Ele recordava-se do tempo em que o Menino Jesus lhes trazia presentes bonitos e o pai e a mãe viviam juntos. E suspirava com saudade. Talvez um dia o Menino Jesus voltasse e lhes trouxesse de novo presentes. Mas o rapazinho esperou, esperou e o Menino Jesus não voltava.
Então resolveu procurá-lo. Não ia na treta do Pai Natal; sabia que ele não dava nada a ninguém e o seu interesse estava no lucro. Olhou para o céu na noite em que saiu de casa e viu uma estrela a piscar. Seguiu-a por montes e vales, por caminhos e estradas, chuvas e ventos, areias e neves. Até que chegou ao país do frio onde o Pai Natal aprisionara o Menino Jesus.
O rapazinho, embrulhado no casaco descosido e fino, chamava. Era ali que o Menino deveria estar. A estrela fazia incidir os raios de brilho num casebre guardado por três cães de pêlo grosso. Cada um tinha escrito na coleira o nome: Ganância, Consumo e Lucro. Ao aproximar-se, rosnaram ferozes. De dentro do casebre ouvia um bebé a chorar.
«Era o menino», pensou. «Preciso de entrar e libertá-lo.» Tirou do bolso um resto de pão duro que a mãe lhe dera para a viagem e lançou-o aos cães. Os cães cheiraram e não quiseram. Queriam-no a ele e só não o atacavam porque havia uma rede a separá-los.
O rapazinho sentou-se na neve e uma lágrima derreteu um pequenino buraco a seus pés. Como poderia libertar o Menino?
Então o pai, que tinha saído de casa da família há muito tempo, surgiu dos confins da neve – também seguira a estrela – e falou-lhe:
– Meu filho querido: abandonei-te mas volto a buscar-te e seremos novamente unidos.
Os dois abraçaram-se e foram libertar o Menino Jesus. O pai, como era forte, espantou a cachorrada, arrombou a porta e... que encontram no casebre? O Menino Jesus entre palhas secas, rodeado do burrinho e da vaca, da Senhora e do São José.
O Menino voltara a nascer e o rapazinho ganharia o maior presente da sua vida regressando a casa com o pai. A mãe e os irmãozitos ficaram muito felizes ao vê-los e fizeram todos uma grande festa. Quanto ao Pai Natal, ficara arruinado, porque não conseguira vender nada a ninguém. Cada homem, cada mulher, cada criança ofereceu-se a si próprio aos outros nesse dia.
José Leon Machado, 1990
sábado, 5 de dezembro de 2009
Voluntariado, o que é?
“É um conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas num âmbito de projecto, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidas sem fins lucrativos, por entidades públicas ou privadas.”
Voluntário
O voluntário é o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Para ver... Pensar... Reflectir
Chama-se Elsa Freitas, tem 19 anos, e já fez história em Portugal. É a primeira pessoa com deficiência motora a entrar no Conservatório de Dança da Madeira
Uma prova de que não existem barreiras intransponíveis; de que não há corpos (im)perfeitos; de que a dança não é exclusividade de uma "elite física".
Um exemplo a confirmar que a dança inclusiva é um desafio a aceitar.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
1 de Dezembro de 1640 - Restauração da Independência
No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal. Falecido o cardeal-rei D. Henrique, em 1580, sem ter designado um sucessor, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I. Invadiu Portugal e submeteu-o a 60 anos de domínio. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640 – Filipe I, Filipe II e Filipe III.
A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola.
Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação.
Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos.
A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV,. Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".
sábado, 28 de novembro de 2009
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Hoje é Dia Mundial da Sida
Stop à Sida é, este ano, o mote do Dia Mundial de luta contra a doença, para chamar a atenção para a Sida, que mata quatro pessoas em cada minuto, ou mais de 5.700 por dia, segundo a ONUsida. Publicadas em Novembro, as últimas estimativas daquela agência das Nações Unidas assinalam cerca de 6.800 novas contaminações por dia.
O mundo comemora hoje o Dia Mundial da Sida com a perspectiva de que nos próximos tempos seja encontrada uma vacina eficaz contra a doença, pois recentemente cientistas do Instituto Karolinska, da Suécia, anunciaram que esperam obter, no prazo de dois anos, um antídoto com capacidades para neutralizar o Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH).
Por ter atingido as proporções de pandemia, em 1988, a Assembleia Geral da ONU, através da Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou o 01 de Dezembro como o Dia Mundial da Sida. Neste dia urge concertar e inovar ideias sobre a maneira de combater o flagelo, já que esperar pela vacina não é a solução.
domingo, 22 de novembro de 2009
Tragédia norte-americana
Em 22 de novembro de 1963, o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy foi morto com um tiro na cabeça. Ele estava fazendo uma visita à cidade texana de Dallas, com o objetivo de consolidar a unidade do Partido Democrata. O tiro teria sido disparado por Lee Harvey Oswald, morto dois dias depois.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
.
Nascem cedo demais, provocando sentimentos muito fortes nos que os rodeiam. São os bebés prematuros, para quem um piscar de olhos ou o mamar o equivalente a uma colher de café são grandes vitórias. Quatro hospitais nacionais assinalam hoje (17 de Novembro de 2009) o Primeiro Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, uma “brusca realidade” que atinge em Portugal cerca 10 por cento dos bebés.
Angústia, medo, aflição, preocupação e até culpa são sentimentos vividos por mães e pais quando, de repente, vêem o seu bebé nascer prematuramente, muitas vezes com pouco mais de meio quilo e do tamanho de uma pequena garrafa de água.
À espera do Dia Mundial
Este dia de sensibilização para os bebés prematuros foi criado pela Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-nascidos (EFCNI, na sigla em inglês) e será comemorado pela primeira vez hoje em diversos países europeus, na Austrália, Estados Unidos e Canadá. Em Portugal, a data será assinalada nos hospitais S. João, no Porto, e Central de Faro, bem como nas maternidades Bissaya Barreto, em Coimbra, e Alfredo da Costa, em Lisboa.
Dia Nacional do Não Fumador
No dia 17 de Novembro é comemorado em Portugal o Dia Nacional do Não Fumador.
Esta é uma data importante para refletir sobre os malefícios do tabagismo, e para consciencializar as pessoas dos prejuízos deste hábito para a saúde (dos que fumam e dos que não fumam mas que convivem com fumadores).
É portanto tempo de reavaliar nosso comportamento perante este hábito e tomar as rédeas de nossa vida sem o tabaco.
domingo, 15 de novembro de 2009
DIA NACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
(15 de Novembro de 2006)
As mãos
Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema – e são de terra.
Com mãos se faz a guerra – e são a paz.
Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.
E cravam-se no Tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.
De mãos é cada flor cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.
Manuel Alegre
sábado, 14 de novembro de 2009
Dia Mundial da Diabetes
O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.
Quem está em risco de ser diabético?
A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:
- Pessoas com familiares directos com diabetes;
- Homens e mulheres obesos;
- Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
- Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
- Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;
- Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.
Quais são os sintomas típicos da diabetes?
Nos adultos:
- Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
- Sede constante e intensa (polidipsia);
- Fome constante e difícil de saciar (polifagia);
- Fadiga;
- Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
- Visão turva.
Nas crianças e jovens:
- Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
- Ter muita sede;
- Emagrecer rapidamente;
- Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
- Comer muito sem nada aproveitar;
- Dores de cabeça, náuseas e vómitos.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Sexta-Feira 13
Bem Haja Esperamos que esteja tudo bem com a Professora!
Beijos e Abraços com muitas Saudades desta turma não de Sempre mas para Sempre A600 ;)
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
SAUDADES! Muitas!!!
Pertinho e tão longe... Este ano estou pelo Cadaval, também com turmas EFA, mas a vossa camaradagem deixa especial saudade...
Espero que todos estejam bem.
Beijos,
Cláudia Viana
sábado, 31 de outubro de 2009
Um pouquinho da história do halloween
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de Novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de Outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de Outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adoptaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Dia Mundial da Terceira Idade
Conta-se que, há muitos anos, numa terra longínqua, sempre que alguém atingia uma idade avançada, o seu filho entregava-lhe um cobertor e abandonava-o num monte, onde ficava a aguardar a morte. Certo dia, um idoso, ao chegar a sua vez de ser deixado no referido monte, devolveu o cobertor ao filho, dizendo-lhe: "fica com ele, assim já terás dois cobertores para te aqueceres quando também chegar a tua vez de para aqui vires". Só então o filho se apercebeu de quão terrível era aquele costume e trouxe o pai de volta ao seio familiar. (Fonte: O Leme)
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Aviso às hostes(como costuma dizer a nossa querida Prof. Cibele) : )
domingo, 25 de outubro de 2009
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Olá! :)
domingo, 4 de outubro de 2009
4 de Outubro dia Mundial do Animal.
Origem do Dia do Animal
Franciscus van Assisi nasceu em Assis velha cidade da Itália, situada na região da Úmbria em 26 de Setembro de 1182. Passou por um período de doença na sua vida, a partir do qual decidiu passar a ajudar os mais carenciados. Franciscus amava os animais e protegia-os. Chegou a comprar pássaros engaiolados só para os ver voar de novo em liberdade. Morreu a 4 de Outubro de 1226. Dois anos após a sua morte foi santificado. Em 1929 no Congresso de Protecção Animal em Viena, Áustria, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como o Dia Mundial do Animal, por Francisco de Assis ser tão bondoso para os animais. Em Outubro de 1930, foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal. A 15 de Outubro de 1978 foram registados os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO. O Dr. Georges Heuse, secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre, foi quem propôs esta declaração.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Regresso às aulas!!!!
A600 sala 23!
Até lá, gozem o que vós resta! =) com saudades*
Bjinhos
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Aviso às hostes!
Ainda não há data para o começo das aulas...mal haja, serão imediatamente avisados! Receberam o meu email?...
Um beijinho a todos!
:)
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
quinta-feira, 30 de julho de 2009
A todos os colegas e Professores (um dia a combinar) Expotur |
7 a 16 de Agosto |
Caldas da Rainha |
A Expotur realiza-se de 7 a 16 de Agosto, na Expoeste, nas Caldas da Rainha. Naquela que é considerada a grande festa de verão do concelho, pode saborear a gastronomia local, com pratos típicos de cada uma das 16 freguesias do concelho, representadas por cerca de vinte tasquinhas, num espaço que dispõe de mais de dois mil lugares sentados. O evento pretende ser uma mostra etnográfica de todo o espaço rural caldense, uma exposição das potencialidades do associativismo do concelho e uma apresentação das especialidades gastronómicas das aldeias. Continuação de boas ferias,beijos e abraços. |